[CAMINHO] Netflix utiliza MicroStrategy para obter insights valiosos e tomar decisões

Fonte: TiBahia



Informações relacionadas às preferências dos clientes, armazenadas na nuvem, são analisadas utilizando a plataforma. Com isso, ofertas mais adequadas ao perfil de cada usuário podem ser direcionadas
Salvador, 12/09/2014 - Com o objetivo de analisar as informações provenientes das preferências de seus clientes e obter insights valiosos para o seu negócio, a norte-americana Netflix, que oferece serviço de TV por Internet a mais de 50 milhões de assinantes em mais de 40 países, utiliza a plataforma MicroStrategy, líder mundial no fornecimento de plataformas de software empresarial.  Devido às próprias características de sua atividade fim, a companhia está constantemente interessada nas preferências de seus clientes, desde os conteúdos prediletos até downloads mais realizados.
Utilizando a plataforma de análise da MicroStrategy, na qual é possível desenvolver algoritmos, métricas e insights analíticos, a Netflix consegue construir e disponibilizar  aplicações que a auxiliam a  tomar as melhores decisões para o negócio. Por meio da análise desses dados, a Netflix tem condições de negociar com provedores de conteúdo e obter insights muito granulares sobre tudo o que acontece.
Por contar com uma grande quantidade de informações e ter uma grande preocupação em analisá-las, a Netflix conta com equipes dedicadas em quatro diferentes grupos: marketing, operações de rede, grupo de conteúdo e supply chain. Segundo Paul Zolfaghari, presidente da MicroStrategy, graças aos fortes mecanismos de análise, a Netflix leva para a camada da plataforma seus dados transacionais, de processamento de informações e operações de rede, que residem em um database na Amazon. “A plataforma MicroStrategy não recomenda os filmes diretamente, mas ajuda a Netflix a fazer as avaliações de preferência de seus clientes e a indicar novas opções”.
O diferencial do projeto está no fato da Netflix ter optado por utilizar o software conectado a uma fonte de dados na nuvem, disponibilizada na Amazon Web Services (AWS). Isso foi possível graças a uma recente parceria firmada entre MicroStrategy e Amazon.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

1 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.