Para entender melhor o Business Intelligence (BI), precisamos compreender o Data Warehouse (DW) e consequentemente a modelagem multidimensional (ou dimensional como também é conhecida).
Muito é falado sobre a modelagem dimensional, mas pouco é visto na prática, de forma a consolidar o entendimento sobre o assunto. Para a demonstração de um modelo multidimensional, veremos a seguir uma situação hipotética e simples de vendas de produtos em uma rede de lojas do varejo.
Para a construção do DW para essa rede, vamos imaginar que o problema seja a falta de informações para
gerar estatística das lojas que mais vendem, dos funcionários mais empenhados, dos produtos mais vendidos e até mesmo do período que mais tem movimento.
Na situação hipotética, teríamos que ter no mínimo quatro Dimensões: Funcionário, Produto, Loja e Data.
As Dimensões normalmente possuem muitos campos descritores, porém, neste exemplo, iremos supor que foram solicitados uma quantidade restrita de campos, apenas para a melhor compreensão do modelo.
No levantamento das necessidades dos usuários, por exemplo, foram solicitados os seguintes campos para a análise das informações:
-
Dimensão Funcionário
Nome, cargo e setor do funcionário.
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Dimensão Produto
Nome, descrição e marca do produto.
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Dimensão Loja
Nome, cidade, estado, data de inauguração e CEP da loja.
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Dimensão Data
Dia, mês, ano, bimestre, trimestre, semestre, feriados e fim de semana da data do registro da venda.
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Fato Vendas
Quantidade e valor de itens vendidos.
O campo “NUMERO_NOTA” (que seria o número da transação) na Fato Vendas se trata de uma
Dimensão Degenerada (Degenerate Dimension), devido ao campo não possuir tabela de Dimensão correspondente. Ela também serve como parte integrante da chave da Fato Vendas e permite o agrupamento dos produtos vendidos em um único documento (pedido), pois apesar de uma compra poder ter vários itens, os dados de cada produto são armazenados separadamente na Fato.
O modelo do exemplo possui estrutura básica para responder as solicitações hipotéticas do usuário, como também fazer outras perguntas como:
- Qual a loja que vendeu mais bebidas no último ano?
- Qual o trimestre que são vendidos mais produtos?
- Qual é o produto mais vendido no período de maior movimento?
Por fim, a visão dimensional irá auxiliar as empresas no aprimoramento de seus indicadores através dos ajustes de seus sistemas internos, além de promover uma nova cultura de análise e gestão da informação nos diversos níveis da organização.
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