[BIG DATA] Quatro motivos para incluir Big Data no seu e-commerce

Fonte: Canaltech

Por Thoran Rodrigues*
Dois séculos depois da Revolução Industrial, o mundo começa a viver um novo ciclo: a Revolução Informacional. Essa revolução nos promete uma grande mudança da automação da produção e do consumo de bens de informação, e o Big Data é apenas o elemento mais aparente dessa enorme revolução.
Os benefícios potenciais que o Big Data pode trazer para as empresas engoblam diferentes áreas e processos, mas são indiscutíveis. Confira abaixo quatro grandes motivos para investir e tirar proveito do Big Data na sua loja virtual:

Automação

O volume de informações disponíveis hoje permite a automação de diferentes processos dentro de uma loja virtual, como o preenchimento de cadastro dos usuários, o enriquecimento de dados ou mesmo a configuração de preços. A automação reduz a fricção nos processos de cadastro e compra, aumentando as vendas.

Conhecimento do usuário

Todo e-commerce possui uma enorme riqueza de informações: termos e produtos que foram pesquisados ou visualizados, logs de navegação dos usuários, compras abandonadas ou efetivadas, e outras. Ao mesmo tempo, as interações sociais – publicações, tuítes, check-ins – representam mais de 80% dos dados que trafegam on-line.
As ferramentas de manipulação de Big Data permitem a combinação dessas informações internas e externas permitindo às empresas entenderem melhor seus clientes (atuais e potenciais) e criar ações publicitárias e de relacionamento mais efetivas, que se traduzem em mais vendas e maiores lucros.  

Conhecimento do mercado

Do outro lado da moeda, a riqueza de dados disponíveis permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes em detalhes, dos preços praticados às promoções sendo realizadas, facilitando o planejamento estratégico e a realização de ações focadas nos pontos fracos da competição, bem como entender as estratégias mais bem sucedidas no mercado.

Inovação

Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras e podem representar uma vantagem competitiva para o e-commerce.
*Thoran Rodrigues é CEO da BigData Corp., empresa especializada em soluções de Big Data.


Matéria completa: http://corporate.canaltech.com.br/noticia/e-commerce/Quatro-motivos-para-incluir-Big-Data-no-seu-e-commerce/#ixzz2wbW2bLlH 
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: