O universo de BI e analíticos será discutido durante a Conferência BI e
Gestão da Informação, que está com desconto especial de R$775,00 para
inscrições antecipadas, até 3 de maio
Segundo o Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre
tecnologia, o faturamento mundial de software de Business Intelligence
deve alcançar US$ 13,8 bilhões, em 2013, um aumento de 7% em relação a
2012. O mercado deve chegar aos US$ 17,1 bilhões, em 2016. De olho na
importância do crescimento de BI e analíticos para os negócios das
empresas, o Gartner realiza, nos dias 4 e 5 de junho, a Conferência
Gartner BI e Gestão da Informação, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
“BI e analíticos têm crescido para se tornarem o quarto maior segmento
de aplicações de software, na medida em que os usuários finais continuam
priorizando os projetos focados em BI/informação e os gastos para
aprimorar as tomadas de decisão e análises. Como o volume de informações
geradas é cada vez maior, os modelos de negócios precisam se reinventar
e, obviamente, dominar analíticos em grandes volumes de dados será um
fator-chave para o próximo ciclo econômico”, analisa João Tapadinhas,
diretor de pesquisa do Gartner e chairman da Conferência Gartner BI e
Gestão da Informação.
A inclinação dos CIOs por BI é complementada por aquisições mais
táticas em unidades de negócio para análises de departamentos e grupos
de trabalho, bem como para o BI pessoal, possibilitado pelo Nexus das
Forças (Nuvem, Mobilidade, Redes Sociais e Informação). Esses são
fatores determinantes, porém, a curto prazo, o crescimento será
prejudicado por macroindicadores lentos e pela desaceleração dos ciclos
de vendas multimilionários de negócios de BI. Comparando-se ao
crescimento de 16%, em 2011, 2013 e os próximos anos devem ser mais
lentos, com acréscimo de apenas um dígito.
“Embora esse seja um mercado maduro e uma prioridade dos CIOs durante
anos, ainda há muitas demandas não atendidas. Toda empresa tem inúmeras
áreas, como RH e marketing, que ainda precisam trabalhar com BI e
analíticos. Os analíticos descritivos foram, praticamente, concluídos
para a maioria das grandes companhias em áreas tradicionais, como
Financeira e de Vendas. Mas, ainda, há um crescimento esperado para
implantações diagnósticas, preditivas e prescritivas. Uma vez que muitas
empresas de médio porte não iniciaram suas iniciativas de BI e
analíticos, esperamos que o mercado para essas plataformas continue
crescendo rapidamente”, explica Tapadinhas.
A tendência emergente de dados como serviço poderia ampliar
significativamente o mercado para plataformas de BI e analíticos.
Atualmente, o modelo de negócios é amplamente impulsionado nas
capacidades de licença de software das empresas para construir
aplicações analíticas. Porém, as empresas vão assinar, cada vez mais,
serviços de dados para indústrias específicas, que agrupam um conjunto
restrito de dados com capacidades analíticas e de BI embutidas. Com o
tempo, a maioria das companhias, independente do seu modelo de negócios,
precisará fornecer uma oferta de dados como serviço. Portanto, esta
tendência tem potencial de crescimento, na medida em que vários
fornecedores procuram incorporar recursos de software de um provedor de
plataforma de BI e analíticos em suas ofertas de dados como serviço.
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo e-mail bras...@gartner.com,
pelo site www.gartner.com/br/bi ou pelo telefone (11) 5632-3109. Até o
dia 3 de maio, é possível obter desconto de R$ 775,00.
Anote em sua agenda - Conferência Gartner BI e Gestão da Informação
Datas: 4 e 5 de junho (terça e quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, nº 12.551
Horário: a partir das 8h
Nas mídias sociais:
Hashtag #GartnerBR
Facebook: www.facebook.com/GartnerSummitsBrazil
Twitter: www.twitter.com/gartnersummitBR
0 comentários:
Postar um comentário