O Big Data faz com que as empresas se tornem mais inteligentes. Porém,
são os Dados Abertos que aumentam o faturamento e o valor dos negócios
em ambientes altamente competitivos. Esta afirmação é do Gartner, líder
mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, que abordará o
assunto no Gartner Symposium ITxpo 2012, de 29 a 31 de outubro, no
Sheraton São Paulo WTC Hotel.
Os Dados Abertos são a solução para as empresas que buscam vantagens competitivas por meio da interação com seus consumidores, parceiros e fornecedores. Por exemplo, cada vez mais, os governos estão abrindo seus dados na Web, o que permite transparência com a sociedade e com as empresas que estão usando os Dados Abertos para chegarem aos consumidores, compartilharem custos com parceiros e gerarem receita com as informações.
O Gartner acredita que a estratégia de Dados Abertos deve ser prioridade para empresas que utilizam a Web como um canal de entrega de bens e serviços, pois apoia práticas que geram crescimento e inovação. São os arquitetos empresariais que ajudam suas organizações a conectarem projetos independentes de Dados Abertos, por meio da criação de práticas de resultados e compartilhamento de informações. Esta estratégia foca em crescimento e retenção de clientes estratégicos.
Além disso, as organizações que possuem um repositório de dados devem
considerar a forma de usá-los como um ativo estratégico e um gerador de
receita. Tecnologias maduras para qualidade de dados e anonimização
(técnica que exclui informações consideradas sensíveis à privacidade)
podem ajudar a atenuar restrições regulatórias e fatores de risco. As
interfaces de programação de aplicativos (APIs) fornecem à Web
informações interligadas e eficientes para a geração de grandes
conjuntos de Dados Abertos. Ao considerarem os benefícios de longo prazo
destas estratégias, as empresas devem investigar os tipos emergentes de
troca de dados, nos quais quem produz e consome a informação
compartilha dados para obter lucro ou ganho mútuo.
Existe uma relação positiva entre a abertura de informações (códigos,
dados, conteúdo e padrões), os serviços de informação (Internet,
Wikipedia, OpenStreetMap e GPS) e o tamanho e a diversidade da
comunidade que as compartilha. Do ponto de vista dos arquitetos de
informação empresarial, o valor dos dados cresce na medida em que é
facilmente compartilhado.
Os APIs são uma boa abordagem para a troca de dados. Seu uso é
considerado a melhor prática para a abertura de informações e
funcionalidades para desenvolvedores e empresas. Por isso, as
organizações usam os APIs para gerar novas fontes de faturamento,
estimular a inovação, melhorar a transparência e aprimorar o valor da
marca para os consumidores.
O desafio para as empresas é determinar como usar os APIs e de que
maneira a estratégia deve estar alinhada às prioridades do negócio. Os
arquitetos corporativos podem ajudar neste tópico. Enquanto algumas
funções internas de TI usam estas interfaces para satisfazer
necessidades locais ou de aplicações específicas, o processo de
arquitetura empresarial as eleva ao posto de prioridade estratégica que
cria negócios focados em resultados. Os APIs são um meio poderoso para
se criar um ecossistema e o primeiro passo para gerar mais lucro por
meio dos dados.
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