Dado tratar-se de um segmento bastante consolidado, os principais fornecedores já oferecem um portefólio de produtos maduro (depois de anos de aquisições e integrações). E dizem oferecer funcionalidades semelhantes.
Além disso, no ano passado, a maioria dos fabricantes já aborda grandes questões actuais, como Big Data ou mobilidade. Esses factores complicaram ainda mais a selecção de BI.
No entanto, de acordo com a Ovum, o cenário actual está a garantir processos de avaliação mais abrangentes e detalhados sobre as necessidades dos clientes e as ofertas dos fornecedores. Neste sentido, a empresa analisou num estudo os principais fabricantes de BI, incluindo a IBM, a QlikTech, a Pentaho, a Oracle, a SAP, a Microsoft, a Microstrategy e o SAS Institute.
Cada um dos fornecedores joga com as suas próprias forças e defende uma proposta distintiva, embora muitas das tecnologias sejam comuns e normalizadas. No entanto, existem diferenças na abordagem de cada um para o mercado.
Os grandes fornecedores assumem o BI como parte integrante de projectos de transformação e colocam os projectos de análise no centro de decisões de negócios. Por outro lado, alguns vão além de uma abordagem baseada na apenas na plataforma de BI: em vez disso, fornecem ferramentas de BI como soluções para problemas verticais específicos. Há também os fabricantes cuja opção seja manter um enfoque central sobre a facilidade de utilização e a democratização da tecnologia.
A Ovum considera a IBM e o SAS Institute como líderes deste Mercado. Depois surgem outros fornecedores que a empresa considera “aspirantes” como a SAP, a Oracle, a Microstrategy, por essa ordem. Numa posição mais recuada, a consultora coloca a Microsoft, a Pentaho e a Qliktech. O ranking resulta de uma análise informação sobre o plano tecnológico ou a satisfação dos clientes.
0 comentários:
Postar um comentário