Caro, muita gente me pergunta, posso gerar consultas OLAP com o velho e bom Excel?
Bem, para resolver de vez esta questão, vou publicar um post que a administradores.com.br, postou para os seus leitores.
Acho que tem espaço para tudo, Excel, Pentaho, Microstrategy,etc. Toda esta escolha vai depender de grana e necessidades, veja se o Excel pode lhe ajudar.
Fonte:Administradores
Hoje em dia a necessidade de uma rápida resposta para as tomadas de decisão dos gestores é algo impressidível para as organizações.
Business Intelligence retrata bem essa necessidade e vem com poderosas soluções que prometem entregar respostas para as mais diversas perguntas que são feitas dentro das empresas, tais como: "Pra quem estou vendendo mais?", "Qual é meu lucro do semestre?", "Qual cliente é mais rentável?".
As soluções de BI estão chegando cada vez mais fortes no mercado e por conta disso várias indústrias de software optam por disponibilizar em seus ERP's essas soluções imbutidas.
Porém esse nicho de mercado é altamente explorado por indústrias de software específicas para esse assunto. Indústrias fortes, com excelentes produtos e que podem criar uma análise fantástica de resultados.
O problema, para muitas empresas, é que paga-se bem por produtos desse elevado nível de qualidade e capacidade dos softwares de BI.
Para resolver o problema do custo de aquisição de um software de BI uma solução é criar essas análises via Excel, ferramenta a qual muitas empresas já possuem e que não precisarão mais despenter de investimentos.
Então como trabalhar com BI utilizando o Excel?
Para nos benecificarmos dessa poderosa utilidade do Excel devemos seguir alguns passos:
1) Criar uma conexão ODBC com o Banco de Dados;
2) Desenvolver instruções SQL dentro do ambiente Microsoft Query (esse ambiente é iniciado ao ser feita a conexão com o Banco de Dados);
3) Enviar as informações do MS query para a planilha;
4) Utilizar as funcionalidades avançadas do Excel, como tabelas e gráficos dinâmicos, fórmulas e macros.
2) Desenvolver instruções SQL dentro do ambiente Microsoft Query (esse ambiente é iniciado ao ser feita a conexão com o Banco de Dados);
3) Enviar as informações do MS query para a planilha;
4) Utilizar as funcionalidades avançadas do Excel, como tabelas e gráficos dinâmicos, fórmulas e macros.
Para o sucesso desse trabalho é necessária uma boa equipe de TI com conhecimentos em Excel, Banco de Dados e Análise de Negócio. Juntando todos esses quesitos com certeza a empresa poderá se beneficiar de uma poderosa solução com baixos custos.
Sucesso a todos!
2 comentários:
Ola Grimaldo,
Eu escrevi um capitulo do livro SQL Deep DIves sobre o Excel como ferramenta FrontEnd BI. Se tiverem curiosidade conseultem o post respectivo:
http://pedrocgd.blogspot.com/2011/06/bi-book-excel-as-bi-front-end-tool.html
Obrigado e um abraço,
Pedro
Pedro, Excelente, tenho alguns ex-alunos e colegas que desejavam por estas informações, abraços.
Postar um comentário