Fonte:
Infoq
Caro leitor, o nosso leitor Vinicius, mais conhecido como "Rubinho", mandou esta reportagem para o nosso blog, falando de uma incrível migração de dados do Facebook.
Claro que eles tem e utilizam ferramentas de análise de dados, pois, como entender o perfil dos seus usuários, leia a reportagem abaixo e confira.
Um imenso (e exponencialmente crescente) volume de dados motivou a maiormigração de dados já realizada pelo Facebook. A mudança foi concluída em junho, mas só foi divulgada em detalhes um mês depois.
A migração foi necessária uma vez que a capacidade máxima se esgotou e a demanda de processamento do site já estava no limite. Em menos de um ano, o volume de dados de usuários aumentou mais de 50%, passando dos 30 petabytes (30 mil terabytes). Menos de um ano antes, o tamanho era de 20 petabytes.Os dados do Facebook foram deslocados para um novo data center, com maior capacidade de processamento e armazenamento. O data warehouse do Facebook é desenvolvido com base em um conjunto de tecnologias open source, principalmente em torno do Apache Hadoop.
Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br
0 comentários:
Postar um comentário