Os quatro grandes fornecedores de BI (SAP, Oracle, IBM e Microsoft) continuam a se consolidar no mercado, e juntos possuem 59% do market share
As receitas alcançadas com plataformas de Business Intelligence, aplicativos analíticos e de gestão de desempenho chegaram a US$ 10,5 bilhões em 2010, aumento de 13,4% com relação aos US$ 9,3 bilhões de 2009, de acordo com pesquisa divulgada pelo Gartner.
Os quatro grandes fornecedores de BI (SAP, Oracle, IBM e Microsoft) continuam a se consolidar no mercado, e juntos possuem 59% do market share. Nos segmentos de BI e CPM, as quatro detêm cerca de dois terços da penetração de mercado, enquanto em aplicações analíticas a SAS domina o mercado.
Houveram pequenas alterações no ranking anual de maiores fornecedores de soluções. A SAP continua em primeiro lugar nas receitas combinadas de BI, analíticos e gestão de desempenho em 2010, com uma fatia de 23% do mercado, seguida pela Oracle, SAS Institute, IBM e Microsoft.
Todos os três subsegmentos de BI apresentaram crescimento. “Em 2009, o ambiente difícil obrigou as empresas a se focarem em projetos ‘pão com manteiga’, que já haviam sido iniciados. Portanto, atualizações mais pesadas das plataformas de BI tiveram prioridade e cresceram mais rápido, enquanto as vendas de CPM e aplicativos analíticos sofreram. Em 2010, as funcionalidades de aplicativos empacotados voltaram com toda a força”, diz Sommer.
Em 2009, muitos projetos estratégicos foram colocados em espera. Táticas de compra, principalmente em unidades de negócios, tiveram destaque, forçando os vendedores a se concentrar em negócios menores. Isso beneficiou as vendas de código aberto e fornecedores de dados de descoberta. Embora a tendência de pequenos projetos em unidades de negócios continue, em 2010 algumas discussões tardias e estratégias prolongadas finalmente fecharam, dando um impulso aos fornecedores de grandes projetos.
0 comentários:
Postar um comentário