[FATURAMENTO] Mercado mundial de BI fatura US$ 10,5 bi em 2010



Os quatro grandes fornecedores de BI (SAP, Oracle, IBM e Microsoft) continuam a se consolidar no mercado, e juntos possuem 59% do market share
As receitas alcançadas com plataformas de Business Intelligence, aplicativos analíticos e de gestão de desempenho chegaram a US$ 10,5 bilhões em 2010, aumento de 13,4% com relação aos US$ 9,3 bilhões de 2009, de acordo com pesquisa divulgada pelo Gartner.
"Em 2010, o ressurgimento de pacotes de estímulo e a melhoria geral da macroeconomia, além dos novos produtos lançados, contribuíram para um aumento nos gastos com softwares de BI”, diz Dan Sommer, analista diretor de pesquisas do Gartner. "Os gastos ultrapassaram em muito o crescimento dos orçamentos globais de TI durante vários anos, e é claro que o BI continua a ser uma tecnologia no centro das iniciativas de informação das organizações.”
Os quatro grandes fornecedores de BI (SAP, Oracle, IBM e Microsoft) continuam a se consolidar no mercado, e juntos possuem 59% do market share. Nos segmentos de BI e CPM, as quatro detêm cerca de dois terços da penetração de mercado, enquanto em aplicações analíticas a SAS domina o mercado.
Houveram pequenas alterações no ranking anual de maiores fornecedores de soluções. A SAP continua em primeiro lugar nas receitas combinadas de BI, analíticos e gestão de desempenho em 2010, com uma fatia de 23% do mercado, seguida pela Oracle, SAS Institute, IBM e Microsoft.
Todos os três subsegmentos de BI apresentaram crescimento. “Em 2009, o ambiente difícil obrigou as empresas a se focarem em projetos ‘pão com manteiga’, que já haviam sido iniciados. Portanto, atualizações mais pesadas das plataformas de BI tiveram prioridade e cresceram mais rápido, enquanto as vendas de CPM e aplicativos analíticos sofreram. Em 2010, as funcionalidades de aplicativos empacotados voltaram com toda a força”, diz Sommer.
Em 2009, muitos projetos estratégicos foram colocados em espera. Táticas de compra, principalmente em unidades de negócios, tiveram destaque, forçando os vendedores a se concentrar em negócios menores. Isso beneficiou as vendas de código aberto e fornecedores de dados de descoberta. Embora a tendência de pequenos projetos em unidades de negócios continue, em 2010 algumas discussões tardias e estratégias prolongadas finalmente fecharam, dando um impulso aos fornecedores de grandes projetos.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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