[NOVIDADE] Startup brasileira lança Gaio, plataforma de Big Data gratuita



Fonte: TIBAHIA



A promessa é permitir que qualquer analista construa sofisticadas aplicações analíticas de forma amigável, sem programação

Salvador, 30/05/2017 – Lançada, nesta semana, a nova plataforma GAIO, ferramenta gratuita que proporciona análise de dados de forma simples (sem codificação), promete transformar as organizações impulsionando as análises estatísticas.

Isso porque é a primeira do mundo que traz dashboards conectados, faz análises avançadas de forma simples e possui uma espécie de rede social interna, que a partir da análise de dados gera tarefas para os colaboradores. Os usuários podem trabalhar de forma colaborativa em torno de dados, compartilhar informações, experiências e projetos.

Além disso, o que tem chamado a atenção é o fato da GAIO ser gratuita. Um dos fundadores da startup, Eder Balbino (foto), explica que o intuito foi conceber uma plataforma que forneça poder de análise para que as áreas de negócios possam gerenciar suas organizações através dos dados. “Queremos transformar decisões orientadas por dados, mas de uma forma acessível, rápida e simples. Sem altos investimentos em hardware e software, desmistificando o conceito de Big Data”, conta Eder Balbino.

Trata-se de uma das plataformas mais abrangentes do mercado global, e já pode ser comparada com soluções de grandes corporações como IBM, Microsoft, SAS, SAP e principalmente com as novas soluções de dashboard como Tableau, Qlikview e Spotfire.

Diferente de soluções complexas, fragmentadas e caras, a GAIO vem com uma proposta inovadora, sem necessidade de programar e amigável para o usuário final. A solução permite que analistas de diversos departamentos construam sofisticados dashboards interconectados somente arrastando “caixinhas”, além de aplicar modelos preditivos. “É uma plataforma open source que traz soluções que dão poder real aos analistas para construírem aplicações inteiras de análise do negócio”, complementa Balbino.

Funciona de forma tão simples que os profissionais das áreas de marketing, vendas, finanças ou recursos humanos, terão enorme autonomia para tratar seus dados, fazer análises e direcionar a tomada de decisão. Seguindo alguns passos simples, o usuário acessa a plataforma, insere seus próprios dados, identifica o problema, cria indicadores, disponibiliza dashboards e usa uma rede colaborativa dentro da própria plataforma para resolver os problemas de negócio.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: