[CONSTATAÇÃO] COMPUTERWORLD: Big Data: negócios no Brasil devem alcançar quase US$ 1 bi em 2018


Fonte: ClippingProdeb

Estudos da Frost & Sullivam apontam que empresas locais começam a corrida pela vantagem competitiva e vão investir pesadamente em soluções analíticas.
A maioria das empresas brasileiras ainda não tem ideia de como Big Data pode ajudar a mudar os seus negócios. E os fornecedores também têm muitas dificuldade em apresentar um ROI claro, devido à complexidade dos projetos. Além disso, a utilização de diferentes taxonomias pelos provedores para definir o que é Big Data e as diversas opções de investimentos contribuem para tornar o mercado ainda mais obscuro. Apesar deste cenário, porém, a receita dos fornecedores no Brasil chegou a U$243.6 milhões em 2013 e pode superar a casa dos U$965 milhões em 2018, de acordo com estudo recém divulgado pela Frost & Sullivan.

De acordo com a consultoria, hoje a maioria das empresas no país não está preparada para processar o rápido crescimento de dados internos e externos. Na verdade, o crescimento do volume de dados é tão grande que algumas rotinas e processos importantes de grandes empresas demoram muito para rodar com soluções tradicionais. E isso acarretou uma procura por novas soluções que possam integrar os dados e tornar os processos mais rápidos, ampliando o potencial do mercado.

Um desafio para o crescimento desse mercado é o fenomeno ‘IT glass walls’: atualmente ainda é requerido muitos conhecimentos especializados, e usuários de negócio que precisar capturar dados são dependentes do cientista de dados ou do CIO e sua equipe. Atualmente a maior demanda dos usuários neste mercado é por serviços consultivos de como utilizar Big Data e capitalizar as suas vantagens. Provedores de serviços também estão trabalhando com universidades para treinar e preparar experts em suas soluções, ao mesmo tempo que estão desenvolvendo soluções mais user-friendly.

Alguns setores, no entanto, já se destacam no uso de Biga Data: finanças, especialmente com projetos de análise de fraude; telecomunicações, trabalhando em projetos para reduzir a sua taxa de churn; e o varejo, que começa a personalizar lojas físicas e sites de acordo com o perfil dos consumidores.


Uma característica notável do mercado brasileiro Big Data, segundo o estudo, é o seu nível de concentração. Cinco fornecedores capturam 57,5% da receita total. A perspectiva, no entanto, é que em 2018 os níveis de concentração sejam menores, devido à feroz concorrência e a entrada de novos participantes no mercado.

Previsões
No segundo semestre de 2014, o Brasil vai começar a ver um crescimento significativo na adoção de ferramentas de Big Data. As médias empresas investirão mais em 2014 e em 2015. E os investimentos do segmento de governo tendem crescer exponencialmente, devido à maior agilidade, segurança e transparência que as ferramentas podem proporcionar para as informações governamentais.


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: