[ESTRATÉGICO] Uso do BSC em uma empresa de varejo



Caro, o uso do BI com o BSC é um popyey com seu espinafre mais potente, por isso coloquei este texto que é de relevância para o nosso conhecimento na área, fique antenado com as tecnologias : BI , BA, BSC, Mineração de Dados, Dashboards e por ai vai!!!.


Alcançar o sucesso no varejo não seria tanto de um desafio com o uso de um scorecard loja equilibrada. Esta ferramenta permite que as empresas de varejo a ser capazes de integrar os princípios do Balanced Scorecard nas suas estratégias de negócios. O varejo é comumente definida como a venda de bens e outras mercadorias de um local fixo, como uma loja de departamento ou dos lotes de pequenas empresas, onde os consumidores fazem suas compras.

Alcançar o sucesso no varejo não seria tanto de um desafio com o uso de um scorecard loja equilibrada.
O varejo é comumente definida como a venda de bens e outras mercadorias de um local fixo, como uma loja de departamento ou dos lotes de pequenas empresas, onde os consumidores fazem suas compras.

Normalmente, a técnica utilizada pelos varejistas preço é o preço de custo acrescido. Isto é feito através da adição ao custo do retalhista a um determinado montante mark-up ou porcentagem. Outra técnica usada é o preço sugerido de varejo, que envolve a utilização do preço sugerido pelo fabricante. Para aumentar a eficiência das vendas no varejo, muitas empresas adotaram os princípios do Balanced Scorecard para alcançar o sucesso em suas operações comerciais.

A abordagem de gestão BSC foi iniciada por David Norton e Robert Kaplan, da Harvard Business School graduados. Este conceito procura estabelecer um equilíbrio entre as actividades de negócio da empresa eo desempenho da empresa em termos de realização dos objetivos estratégicos ao longo de um determinado período de tempo. 
No contexto do varejo, ele pode ser usado para medir o desempenho dos funcionários, a eficiência operacional e satisfação do cliente. Ao utilizar números ou dados numéricos, como números de vendas, o BSC organiza os dados de tal forma que os gestores são capazes de detectar alterações nos resultados de negócios, incluindo pequenas alterações que poderiam causar um impacto significativo no futuro.

Ao contrário de outros sistemas de avaliação de desempenho, o BSC não se concentrar apenas nas tradicionais métricas financeiras, mas também leva em conta as perspectivas de negócio, incluindo a perspectiva financeira, perspectiva dos processos internos de negócios, inovação e perspectiva de aprendizado e, a perspectiva do cliente.

A perspectiva financeira é obtida através da utilização de indicadores financeiros que determinam o progresso. Essa perspectiva é o que muitos acionistas estão mais preocupados do. perspectiva dos processos de negócios internos, por outro lado, leva em conta os processos, como produção, vendas e logística, e relacioná-las com os critérios de eficiência, qualidade e redução de custos. A perspectiva de inovação e aprendizagem, entretanto, as medidas de tudo o que é importante para o desenvolvimento ea retenção de funcionários, bem como da melhoria das qualificações. Por último, a perspectiva do cliente procura ganhar uma percepção positiva do cliente de seu negócio.

O primeiro passo para a adoção da abordagem BSC em uma organização empresarial é criar um modelo para um scorecard. Isso requer o desenvolvimento de um objetivo comum que possa servir de base para alcançar o sucesso em todos os esforços do departamento. Além disso, fatores-chave que são importantes para o sucesso organizacional precisam ser identificados. Estes fatores críticos de sucesso devem ser integrados aos sistemas de avaliação de desempenho para todos os funcionários mais conscientes delas. Então, o conceito de BSC e uma explicação detalhada de como a empresa pretende alcançar uma necessidade de sucesso a ser equilibrada em cascata para todos os membros da organização. Com uma pontuação de loja, os princípios do Balanced Scorecard será mais facilmente compreendida por todos os membros da organização, independentemente dos respectivos departamentos.



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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

2 comentários:

Robson Castro disse...

Ótimo post Grimaldo. Parabéns.

Abraços

Luís Porciúncula disse...

O BSC é realmente uma metodologia (e também uma ferramenta, mas não é um software) que funciona e pode ser aplicado nos mais diversos tipos de
negócio(varejo, atacado, pequenas, médias e grandes empresas ou até mesmo em um departamento),
mas é importante deixar claro alguns pontos: as perspectivas existem e não são independentes umas das outras.
Quem for adotar o BSC para apoiar a gestão do seu negócio deve estar disposto a ter uma visão sobre como
o processo deve funcionar para que as metas sejam alcançadas. Metas financeiras muitas vezes dependem da melhoria
do processo de relacionamento com o cliente externo e que por sua vez requer uma melhoria no processo de
atedimento que é realizado pelos clientes internos e que por sua vez requer investimentos em treinamento ou
contratação de pessoal qualificado. Este tipo de situação nos mostra um fator crítico de sucesso para a perspectiva
financeira e que poderá ser alcançado de médio a longo prazo, ou até mesmo não ser alcançado. Por isso
recomendo a quem deseja utilizar o BSC, que estude também sobre mapas estratégicos. Os mapas estratégicos
auxiliam a identificar o relacionamento entre as perspectivas e também auxiliam na identificação dos
fatores críticos de sucesso. Quem utiliza o BSC sabe que esta ferramenta auxilia na tomada de decisões sobre os
rumos do planejamento, possibilitando a mudança de rumo antes de bater no ice-berg.