[TECNOLOGIA] Tecnologias web ajudam a prevenir doenças coronarianas

Caros, vejam a prova de que o BI pode ser utilizado na resolução dos problemas de diversos setores.

Veja que exemplo magnífico na área da SAÚDE. 

Fonte: Planeta Universitário

O trabalho da aluna Eliana, sob a orientação dos professores doutores Edilson Carlos Caritás (Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas da Unaerp) e Silvia Sidnéia da Silva (Curso de Enfermagem Unaerp), apresenta a implementação de um ambiente computacional utilizando tecnologias web para analisar dados de saúde, através de ferramentas OLAP (On-Line Analytical Processing), considerando os fatores de risco para a ocorrência da doença arterial coronária.

Eliana utilizou em sua metodologia uma base de dados relacional referente à pesquisa com pacientes com diagnósticos de cardiopatias, foi elaborado um modelo multidimensional, gerando um cubo e demonstrando resultados por meio de uma tabela dinâmica conectada a um servidor OLAP. As consultas de pacientes foram disponibilizadas utilizando tecnologias web. Com os resultados obtidos através de cruzamento de informações foi possível a identificação de indivíduos doentes ou com predisposição para desenvolver a doença arterial coronariana, a assim, aplicar programas preventivos.

Para Eliana, “o seu trabalho demonstra que a implantação de um Business Intelligente em uma instituição de saúde, de qualquer porte, possibilita a busca e interpretação de informações armazenadas para apoio às decisões referentes à vida de um ser humano, não somente de um negócio, como geralmente se pensa”, diz.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: