[ARTIGO] Qual a importância de saber um ETL?

 



ETL é uma sigla em inglês que significa Extract, Transform and Load (Extrair, Transformar e Carregar). Trata-se de um processo que visa integrar, limpar e preparar dados de diferentes fontes para que possam ser utilizados em análises e relatórios.

Uma das principais razões para utilizar uma ferramenta ETL é a necessidade de lidar com dados provenientes de diversas fontes e em diferentes formatos. Isso pode incluir dados estruturados, como bancos de dados relacionais, bem como dados não estruturados, como arquivos de texto, planilhas e arquivos XML. Além disso, os dados podem estar armazenados em diferentes locais, como em servidores locais ou na nuvem.

Antes de analisar os dados, é importante construir pipelines de ETL para garantir que os dados estejam integrados, limpos e prontos para análise. A construção de pipelines de ETL permite que os dados sejam preparados de forma consistente e confiável, evitando erros e inconsistências que possam afetar negativamente as análises.

O ETL é importante na integração, ingestão, tratamento e higienização de bases de dados. Ao extrair dados de diferentes fontes e integrá-los em um único local, o ETL permite que os usuários acessem dados de maneira mais fácil e rápida. Além disso, o processo de transformação de dados pode incluir etapas como a limpeza e a correção de erros nos dados, garantindo a qualidade dos dados.

A ferramenta Pentaho PDI é uma das ferramentas ETL mais utilizadas atualmente. Ela oferece uma ampla variedade de recursos para extrair, transformar e carregar dados de diferentes fontes. Entre os recursos disponíveis estão a possibilidade de integração com diferentes bancos de dados, bem como a utilização de scripts para realizar transformações mais complexas.

O Pentaho Data Integration (PDI) é uma ferramenta ETL de código aberto que oferece uma ampla variedade de recursos para extrair, transformar e carregar dados de diferentes fontes. Algumas das principais funcionalidades do PDI incluem:

  1. Conexão com diferentes fontes de dados: O PDI oferece suporte a uma ampla variedade de fontes de dados, incluindo bancos de dados relacionais, planilhas, arquivos de texto, arquivos XML, entre outros.
  2. Transformações de dados: O PDI permite que os usuários realizem transformações de dados complexas, incluindo a limpeza e correção de dados, transformação de dados de um formato para outro, fusão e separação de dados, agregação e cálculo de dados, entre outros.
  3. Modelagem de dados: O PDI permite a modelagem de dados, permitindo que os usuários definam as estruturas de dados e mapeiem os dados para seus respectivos campos.
  4. Agendamento de tarefas: O PDI permite agendar tarefas de ETL para serem executadas automaticamente em horários programados.
  5. Gerenciamento de metadados: O PDI possui recursos para gerenciamento de metadados, permitindo que os usuários definam os campos e estruturas de dados de forma centralizada, facilitando a manutenção e a atualização dos pipelines de ETL.
  6. Integração com outras ferramentas Pentaho: O PDI pode ser integrado com outras ferramentas do ecossistema Pentaho, permitindo que os usuários criem relatórios e análises a partir dos dados preparados pelo ETL.
  7. Suporte a diferentes plataformas: O PDI é multiplataforma, o que significa que pode ser executado em diferentes sistemas operacionais, como Windows, Linux e macOS.

O Pentaho Data Integration (PDI) é uma ferramenta ETL rica em recursos, capaz de extrair, transformar e carregar dados de diferentes fontes de dados. Suas principais funcionalidades incluem a conexão com diferentes fontes de dados, transformações de dados complexas, modelagem de dados, agendamento de tarefas, gerenciamento de metadados, integração com outras ferramentas do ecossistema Pentaho e suporte a diferentes plataformas.

Comece a estudar hoje o PENTAHO PDI

<CLIQUE PARA CONHECER O MATERIAL SOBRE PENTAHO PDI>

Leia o Ebook sobre o Pentaho PDI

<CLIQUE PARA LER O EBOOK - PENTAHO PDI - INTEGRAÇÃO E INGESTÃO DE DADOS>

Saiba mais neste vídeo explicando detalhes sobre o PENTAHO PDI




Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: