[SAIBA] Data Literacy: você precisa investir nessa habilidade em 2020



Fonte: Computerworld


Daqui a cinco anos, 35% das habilidades profissionais que hoje são consideradas essenciais vão mudar, é o que aponta uma pesquisa do World Economic Forum. Em parte, isso se justifica pelo uso cada vez mais frequente da tecnologia nos ambientes de trabalho. As máquinas aceleram processos e passam a coletar, gerar e processar uma quantidade gigantesca de dados, que se tornam inúteis para as empresas se os colaboradores não possuírem a capacidade para extrair insights e tomar decisões melhores com base nessas informações.
Em 2020, a habilidade de ler, trabalhar, analisar e argumentar com dados – data literacy (ou alfabetização de dados, em português) – será uma das aptidões exigidas pelas organizações. Principalmente em um ano no qual a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor e fará com que todos os colaboradores sejam responsáveis por cuidar da segurança e privacidade das informações. A explosão de dados e a LGPD são apenas dois dos motivos que fazem crescer a procura por candidatos com um entendimento básico em dados.
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: