[CHEGOU A HORA] BI é chave para sobreviver na Analytics Economy



Fonte: ComputerWorld


Analytics Economy já chegou, e já ficou. Atualmente, ter uma estratégia de negócios em torno do big data e de soluções de 
business analytics não é novidade: 
é prática obrigatória para estar no páreo.

É o que aponta um estudo da Frost & Sullivan segundo o qual o Brasil, ao lado do México, lidera a adoção de BA na América Latina, 
trazendo no rastro o crescimento de mercados como os de
mobilidade, CRM e marketing, que puseram o uso de Analytics no 
centro das estratégias e orçamentos das companhias.

E não falo somente de empresas de tecnologia: organizações 
de todos os setores já utilizam a análise de dados para tornar 
os processos decisórios mais ágeis, precisos, e garantir mais assertividade na gestão.

Nesse contexto, as ferramentas de Business Intelligence se
sobressaem como uma alavanca para melhor trabalhar no 
cenário da economia baseada em dados. Uma pesquisa da
451 Research mostra que, globalmente, as principais 
estratégias das empresas líderes dos seus segmentos 
estão focadas no uso de BI e BA para agregar utilidade
 às informações.

O relatório mostra que 96% das companhias entrevistadas 
aposta na análise de dados gerados pelo uso de 
equipamentos – o Machine Data -, o que deve 
despontar nos próximos anos como uma das 
maiores inovações para se diferenciar no mercado.

Com base na análise das informações provindas 
de smartphones, computadores e outros dispositivos,
organizações de todas as verticais podem extrair informações
valiosas, como padrões de consumo, localização e outras
preferências do usuário.

Das empresas entrevistadas pela 451 Research, 
54% já usam ferramentas específicas de Machine Data Analytics
 para melhorar seus insights de negócio.

A realidade atual é uma só: a sobrevivência de todo negócio, 
do modelo mais tradicional ao mais disruptivo, passa – 
e passará cada vez mais – pela utilização de tecnologia para 
digitalizar e automatizar processos, reduzir custos e
aumentar a eficiência operacional.

No meio dessa onda, basear a estratégia de negócios em torno 
dos dados, que são considerados um dos principais ativos 
de qualquer companhia, é não apenas saudável: é fundamental. 
Tanto que gigantes como Google, Facebook e Amazon 
construíram seu sucesso em cima da análise de todas as 
informações geradas a partir de seus produtos e canais,
estabelecendo um novo e bilionário tipo de modelo econômico.

Tomando suas decisões de negócio em cima da análise de dados estruturados e não estruturados, com insights em tempo real,
empresas inovadoras criam o que chamamos de Analytics Economy. E é isso o que está aí, permeando o cotidiano de negócios, 
fomentando o crescimento do mercado e acirrando 
ainda mais a concorrência. Convém não ficar de fora.

*Douglas Scheibler é CEO da BIMachine


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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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