[SABER] Artigo: Quatro maneiras de aumentar a competitividade com BI


Fonte: IPNEWS



Melhorar operação, processos, ambientes, gestão, embasamento para decisões, alavancar resultados e ampliar market share. Os ingredientes básicos do ganho de competitividade, que cabem para toda empresa, têm consenso quando tange à TI: estudo do Gartner realizado com 3 mil CIOs mostra que tais itens são primordiais na estratégia de negócios, e que o suporte tecnológico nesta instância passa pelo Business Intelligence.
Para os entrevistados, o BI é a primeira opção quando se trata de galgar diferenciação e tornar o negócio mais competitivo, especialmente pelo aprofundamento trazido ao conhecimento de dados, recursos e capacidades internas, um conjunto de ferramentas que podem ser usados na melhoria de processos, serviços e produtos.
Este cenário pode ser alcançado com base em alguns passos. Aqui, reuni alguns destes steps principais para garantir que o BI impulsione a competitividade empresarial.
  1. Medir o progresso
BI ajuda a criar métricas de performance (os chamados KPIs) para os diferentes setores de uma companhia. Isso pode ser feito a partir de inúmeros fatores, tais como tempo, custo, recursos utilizados, escopo, qualidade e ações. Assim é possível acompanhar diversas tarefas ou projetos e observar se eles estão entregando os resultados esperados, ajustando o que for necessário caso estejam aquém do desejado ou com falhas em sua execução.
  1. Criar benchmarks
Para uma empresa que busca a excelência e alta competitividade no mercado, estar em linha com as melhores práticas adotadas na indústria é um diferencial – essa comparação em busca de melhorias é o chamado benchmarking. Com base nisso, o uso do BI pode auxiliar empresas a colocar sua operação acima da média em comparação com seus concorrentes, ganhando em questões como agilidade de processos, produção e redução de custos. Além disso, o benchmarking pode ajudar a identificar empresas que podem ser uma ameaça, analisando seus pontos fortes e como sua companhia pode acirrar a competição e melhorar internamente.
  1. Melhorar a gestão e aplicação dos dados
Hoje uma empresa que não tem um domínio aprofundado de seus dados está em sérios apuros. Quanto maior a empresa, mais complexo pode ser este trabalho, em meio a diversos sistemas, informações legadas e outras complicações. Entretanto, o uso do BI pode facilitar este trabalho, gerenciando e organizando seus dados, permitindo acesso a informações e registros de qualquer data com maior eficiência. Além disso, uma estratégia bem implementada de BI para seus dados é uma garantia para um futuro mais sustentado de sua operação.
  1. Promover a colaboração interna
Antes do surgimento de sistemas de gestão (ERPs) ou ferramentas de BI, era comum as empresas vivenciarem um distanciamento entre seus departamentos, com pouca ou nenhuma integração e colaboração. Com isso, o armazenamento de informações e a gestão destas ficavam em silos e as companhias perdiam a capacidade de tomar decisões estratégicas baseadas no cruzamento e análise de dados de forma interdisciplinar.
Com o BI, isso muda e a informação corporativa passa a circular e a ser compilada de forma horizontal. Ao analisar dados de maneira interdisciplinar, entre os departamentos, a empresa pode ver como cada setor gera efeitos em outros, propondo melhorias de forma muito mais abrangente.
Integração, colaboração, decisão. Itens que dão poder de fogo para o crescimento das organizações, alavancando a competitividade.
*Douglas Scheibler é CEO da BIMachine.


Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: