[SAIBA] Que competências deve ter um analista de Big Data?

FONTE: ComputerWorld




Tom Walsh e Alex Krowitz, da empresa de soluções de gestão de recursos humanos Kronos, estão envolvidos habitualmente em dois tipos de projectos: o levantamento de dados sobre os seus próprios produtos e gestão de um conjunto específico de dados, recompilados e trabalhados para obter diversos pontos de vista sobre estes, são os primeiros a dar a sua opinião.
“Em última análise, o que as empresas procuram é a capacidade de efectuar previsões com base em dados”, diz Krowitz. Dados depois utilizados para tudo: desde a estratégia de marketing à alocação de recursos, níveis de capacidade do pessoal, ou previsão de vendas.
“Para ajudar os clientes nestas previsões temos produtos que utilizam algoritmos de aprendizagem automática”, diz. A empresa trabalha constantemente no aperfeiçoamento de algoritmos para conseguir  previsões mais ajustadas e concretas.
“Procura-se encontrar a quantidade de negócios de uma loja, o volume de vendas de um comércio ou número de pacientes em um hospital “, explica. Krowitz é licenciado em física, e mestre em ciências da computação e, anteriormente , trabalhou numa empresa de redes neurais.
Walsh fez um doutoramento em aprendizagem de máquina, desenvolveu a sua carreira nesta área e em robótica antes fazer parte da Kronos. O especialista acrescenta a importância de ter “capacidade de saber como comunicar os resultados da análise de dados e ser capaz de os mostrar a pessoas que não têm o mesmo nível de conhecimento técnico e analítico”.

A posição exige uma mistura de interesse e habilidade. Por um lado, a curiosidade para saber o que os dados estão “a dizer”, habilitações em hardware e software para os obter, e encontrar maneira de os analisar e explicar, diz.
Em relação aos requisitos académicos, explica a professora  Sue Metzger, especialista em sistemas de informação de gestão na Villanova University, é obrigatório “pelo menos um diploma universitário, e recomenda-se um mestrado.” Essa especialização dever incidir  na aplicação diversificada da análise de dados, em vários sectores”.
Um bom ponto de partida é ter conhecimento sobre sistemas de gestão, assim como realizar  cursos sobre bases de dados para perceber a sua origem e programação. O objectivo não é tornar-se programador mas perceber o processo de programação.
E, depois, torna-se essencial desenvolver competências analíticas, tratamento  de dados e análise estatística. Muitas vezes, as conclusões e as previsões, traçadas a partir dos dados, são usadas ​​como base para a tomada de decisões de negócios e na definição de estratégias, é muito importante entender e explicar as análises e construir previsões sólidas.
Portanto, salienta Krowitz, “os analistas de dados têm que entender o negócio bem o suficiente para poder explicar a sua análise a alguém que vai tomar decisões muito importantes com base nesta.”
A verdade é que há uma grande procura deste tipo de profissionais por parte de empresas que lidam com grandes quantidades de dados, instituições públicas, empresas de design e desenvolvimento e empresas de software, especialmente aquelas que oferecem SaaS ou PaaS serviços, obrigadas a fazer evoluir constantemente seus produtos a partir do feedback de dados do utilizador  e  sua análise, conclui Patrick Circelli, especialista em recrutamento de profissionais de TIC na  empresa de recursos humanos, Mondo.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: