Fonte: Canaltech
Por Maurício Prado*
Como muitos de vocês, estou entusiasmado com o novo filme da saga Star
Wars. Uma das coisas mais legais sobre Star Wars – além dos duelos de
sabres de luz e as batalhas de caças espaciais – é a nuance e
profundidade das histórias e dos personagens. Embora a saga aconteça “há
muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante”, há temas universais
que transcendem o tempo, como amor, amizade, poder, cobiça, religião e
política. Com a estreia cada vez mais próxima de Star Wars: Episódio VII
– O Despertar da Força, estive pensando sobre esses temas e as lições
que nós podemos aprender da família Skywalker (e de seus amigos). Estive
pensando em como aplicar essas lições na tecnologia B2B e em CRM.
(Aviso: seguem alguns spoilers leves para aqueles que ainda não
assistiram os seis primeiros filmes da saga Star Wars).
Os Dados Nos Rodeiam e nos Penetram
Os fãs de Stars Wars vão reconhecer que a frase acima é sobre “a Força”,
e a apresenta como um poder metafísico e onipresente que une todos nós e
que controla tudo. Um cavaleiro Jedi é ensinado que ao fortalecer seu
poder, ele poderá fazer coisas surpreendentes para ajudar outras
pessoas, e ser um benfeitor.
De modo bem parecido, os dados são a Força para os negócios. Eles estão
ao redor de nós, especialmente na forma de dados de clientes armazenados
em um CRM. Eles unem uma empresa, conectando os departamentos de
Marketing, Vendas, Atendimento e Financeiro. Fortalecer esses dados pode
levar a um crescimento gigante e gerar agilidade para programas de
negócios. Mas esse processo deve ser feito do jeito certo.
O Lado Negro dos Dados
Quando são crianças, os Jedis passam por treinamento rigoroso para
aprenderem a como evitar o Lado Negro da Força e para rejeitar o medo e o
ódio. Assim como a raiva e o uso malévolo da Força podem converter um
Jedi para o Lado Negro, um tratamento insatisfatório e o gerenciamento
equivocado dos dados pode transformar seu CRM no vilão da sua empresa.
Duplicatas, registros incompletos e a inserção de dados errados podem
causar confusão e pavor nos departamentos Comercial e de Marketing.
Seduzido pela facilidade aparente da inserção de dados rápida, desconexa
e imprecisa, ou pela compra e upload de listas sem verificação
adequada, seu CRM logo será consumido pelo medo e pela raiva, resultando
em perdas e tristeza para o seu negócio.
Analise seus Registros, Luke
Luke Skywalker recebe o primeiro chamado para o modo de vida Jedi quando
descobre a herança de seu pai como Mestre Jedi. Obi-Wan Kenobi toma
Luke como seu aprendiz, e rapidamente ensina ao rapaz as técnicas
básicas de como manipular a Força. Mesmo após ser destruído por Darth
Vader, Obi-Wan continua a ensinar Luke, dando conselhos sobre
encorajamento. Uma de suas frases mais memoráveis é “Analise seus
sentimentos, Luke”.
Do mesmo modo, para realmente começar a fazer com que os dados se tornem
um ativo para seu negócio, você precisa analisar cuidadosamente o que
está dentro do seu CRM. Você precisa entender a finalidade desses dados –
quais são as necessidades do seu negócio. Você também deve ver quem
está usando os dados e de que modo. Faça relatórios para entender os
padrões de uso dos dados e descobrir quais campos e registros são mais
frequentemente usados. Investigue e use os relatórios para ver a
quantidade de seus dados que está incompleta e/ou duplicada. Ao
verdadeiramente pesquisar e analisar seus dados, você terá uma noção
melhor de que caminho seguir.
Os Dados São Poderosos com Este
No decorrer dos filmes, a família Skywalker é caracterizada pelo seu
poder inato de utilizar a Força. Darth Vader sente o poder de Luke pela
primeira vez ao tentar derrubar o caça X-wing do rapaz, comentando, “a
Força é poderosa com este”. O pai de Luke, Anakin, também é reconhecido
pelo seu poder com a Força ao ser descoberto por um Jedi em um remoto
planeta deserto. No final, o conflito tem a ver sobre como aproveitar
esse poder para o bem, e aprender a eliminar desejos egoístas, para o
bem maior.
Há várias equipes e tipos de pessoas envolvidas na criação, uso e
manutenção de dados para os negócios. Mas uma forte sensação de
responsabilidade para com o negócio e para as outras equipes é o que
cria uma cultura centralizada em dados eficaz. Talvez nós não possamos
utilizar a Força, mas todos nós podemos aprender a ser poderosos com os
dados. Determinar políticas e mecanismos para medir e proteger a
qualidade dos dados pode ajudar todos a entender e apoiar sua
importância para o negócio.
And May the Salesforce Be With You!
*Maurício Prado é Vice-Presidente da Salesforce para LATAM e Caribe
Matéria completa:
http://corporate.canaltech.com.br/noticia/mercado/como-star-wars-pode-ajudar-com-seus-problemas-de-dados-52919/
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.
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