[NEW YEAR] Cinco resoluções de ano novo para Business Intelligence


Fonte: ComputerWorld



*Por David Stewardson
Mais uma vez, estamos naquela época do ano que todos fazem um balanço de suas vidas e tentam melhorá-las. Neste ano, que tal dar foco no que podemos melhorar em termos de Business Intelligence para gerar mais valor aos negócios? Aqui estão as minhas cinco principais resoluções de ano novo para pessoas envolvidas com o BI de suas organizações:
1) Tire a poeira da estratégia: essa é uma ótima época do ano para revisar (ou criar, se você não tem uma!) a estratégia para plataforma de BI. Assegure que seu ambiente está alinhado com os objetivos do negócio e mude os aspectos que já não suportam mais as novas direções da organização. Uma estratégia clara e convincente ajudará a priorizar projetos, guiar a arquitetura e o engajamento com o negócio.
2) Reveja o apelo do seu desenvolvimento: com o Gartner e outras empresas de pesquisas posicionando este como “o ano depois da tempestade” para desenvolvimento, você vai querer ficar para trás com uma abordagem desatualizada? Quão sólidos estão seus conhecimentos na plataforma Agile e as abordagens de desenvolvimento interativo na sua empresa? Você entrega seus projetos com um investimento ideal? Se respondeu não, tente um plano piloto ou alguma outra maneira de acabar com esse problema.
3) Meça a qualidade: relatar as estatísticas de qualidade de dados é vital para assegurar a aceitação contínua do usuário para relatórios e análises de um data warehouse. Pense: se você ainda não tem um website ou um sistema similar que reporta a qualidade das informações no seu data warehouse em pelo menos uma base diária, será que você não precisa se atualizar e tornar essa uma prioridade?
4)  Seus parceiros te ajudam a melhorar a estrutura atual?: trabalhar com parceiros pode ser frustrante quando há divergências nos objetivos de negócio. Porém, o valor de um bom parceiro é quando ele agrega valor ao trazer novas melhores práticas de suas experiências de consultorias globais. Se seu parceiro não te traz isso e apenas aceita ordens e realiza implementações sob fiscalização, será que vale a pena continuar com ele? Faça uma avaliação e use a oportunidade do novo ano para dispensar os improdutivos e encontrar melhores.
5) Verifique os níveis de comprometimento: frequentemente encontro equipes de data warehouses que não sabem como ou mesmo se as pessoas de negócio utilizam a informação entregue. A falta de comprometimento com o negócio é um problema recorrente para as equipes de TI que lidam com data warehouses. Utilize as cargas de trabalho mais baixas de janeiro para conversar com seus usuários e descobrir o que eles gostam e não gostam sobre o ambiente que você opera. Faça um fórum de usuários para este ano. Descubra quais processos de negócios são bem suportados e quais não são, para que consiga guiar o desenvolvimento em novas áreas com valores de negócios em potencial.
Implemente algumas (ou todas) essas resoluções acima e você melhorará substancialmente o valor entregue pelo seu negócio ainda neste ano.
* David Stewardson é consultor sênior da Teradata Corporation
Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: