[TITÃS] Analytics Versus BI - Tsunami Tecnológico



Fonte: CIO



O mercado de softwares de BI (Business Intelligence) e Analytics, também conhecidos como soluções de Inteligência e Análise de Negócios está passando por uma verdadeira batalha silenciosa nos últimos anos. De um lado empresas bilionárias e tradicionais do mercado de Tecnologia da Informação (TI), com os softwares de BI. Do outro, jovens empresas com menos de 5 anos, com os softwares Analytics,  que pouco a pouco começam a ameaçar este domínio, em um verdadeiro movimento de ruptura do mercado. 
Estamos falando de um mercado prá lá de interessante, que segundo previsões² de IDC e Gartner deverá atingir US$59 Bilhões até 2018. Se incluirmos a este mercado o Big Data, tecnologia que anda de braços dados com o Analytics, estima-se que o mercado atinja US$1 trilhão até 2018. O mercado global de Software atingia US$659 bilhões em 2013, com as gigantes IBM, Oracle, Microsoft, SAP, e SAS responsáveis por 60,2% deste mercado, enquanto que o mercado brasileiro atingia US$10,94 bilhões. 
Segundo estudo da Frost & Sullivan, "Big Data and Analytics in Brazil on the Road to Become a Billion Dollar Market by 2018”, o mercado brasileiro de Big Data e Analytics que até 2014 ainda se encontrava em estágio inicial de desenvolvimento, deverá atingir cerca de US$1 bilhão em 2018. 
A situação do mercado atual de BI e Analytics é similar a ocorrida no mercado de Mainframes, Workstations e PCs no final dos anos 1980s. Naquela época, as Workstations e PCs, eram vistos com desconfiança e desprezo por muitos especialistas, técnicos e analistas do mercado, até então dominado pelo Mainframe. Algumas décadas depois assistimos à substituição dos grandes computadores por computadores de pequenas dimensões com o poder computacional superior aos antigos mainframes. 
Hoje em dia, empresas tradicionais como IBM, Microsoft, Oracle, SAS e SAP, líderes e gigantes bilionárias do mercado de TI, tem perdido fatia significativa do mercado de BI para as empresas de Analytics, que em menos de 3 anos abocanharam uma grande fatia do mercado e continuam crescendo. Tableau, Alteryx, GoodData, Tibco, a brasileira beMemo entre outras, são as responsáveis por esta verdadeira revolução no mercado. 
Os softwares de BI e Analytics trabalham com as informações de uma empresa, armazenadas por muitos anos em grandes bases de dados, presentes e dispersas pelas diversas áreas de negócio da empresa (finanças, vendas, estoques, custos, recursos humanos, etc.). Os analistas de negócios e usuários corporativos estão exigindo novas funcionalidades, que possam ser criados em tempo real e capacidades mais avançadas, sem a dependência das áreas de TI. 
 Por conta disto, está havendo uma mudança na forma como as empresas estão satisfazendo estes novos requerimentos e exigências de negócios. As informações estão sendo obtidas tanto das bases centralizadas dentro das empresas, quanto de dados descentralizados e dispersos fora da empresa, por exemplo nas redes sociais. Os antigos relatórios gerenciais continuam sendo produzidos e entregues, seja através dos sistemas já implantados ou através das áreas técnicas até então responsáveis por isto. Novas análises de tendências e comportamento do mercado, passam a ser obtidas de forma interativa diretamente pelos usuários de negócios.
 As soluções de software Analytics vem rapidamente ganhando espaço neste mercado. Os projetos para implantação de soluções de BI sempre foram considerados de alto custo (licenças de uso, suporte e manutenção, especialistas técnicos), longos e demorados (meses e por vezes anos para implantação), inflexíveis e altamente dependentes das áreas técnicas (TI). Por sua vez, a implantação de um software Analytics tende a ser muito mais rápida, pouco dependente da área técnica e com TCO muito mais baixo para a empresa.
A americana Tableau fundada em 2003 por Chris Stolte, Pat Hanrahan e Christian Chabot, da Universidade de Standord, no lendário Silicon Valley, até 2009 mantinha-se com base em investimentos de US$15milhões de um fundo de Venture Capital (New Enterprise Associate). Em 2014 após crescimentos anuais sucessivos da ordem de 100%, consegue atingir uma receita total de US$912milhões, com mais de 3 milhões de usuários em mais de 150 países. Enquanto que IBM, SAP e Oracle levaram cerca de 15 anos para atingir este número neste mercado, a Tableau levou pouco menos de 5 anos, e já desponta como empresa Líder no Quadrante Mágico de BI e Analytics do Gartner em 2015².
A Alteryx, outra empresa californiana, com menos de 5 anos de vida, vitaminada por investimentos da ordem de US$78milhões (segundo os sites de análises de startups Crunchbase.com e Techcrunch.com), há dois anos tem apresentando crescimentos da ordem de 200% (Year over Year), tendo atingido mais de 700 clientes e 200 mil usuários em todo o mundo.
A brasileira beMemo.com com pouco mais de 3 anos de vida e no mercado há pouco mais de 1 ano, vem ganhando o mercado doméstico paulatinamente, através de parcerias estratégicas com empresas nacionais e no mercado da americana latina. Um de seus diferenciais, além de um custo muito mais baixo do que seus concorrentes, é a capacidade dele ser embarcado (Embedded) em outros software ou produtos, agregando toda a capacidade Analítica em outros softwares ou produtos.
E assim como proposto por Chan Kim & Renée Mauborgne em "Estratégia do Oceano Azul" (Blue Ocean Strategy³), cria-se um novo mercado (soluções Analytics) onde os antigos rivais (soluções BI) tornam-se irrelevantes. Desafios e características intransponíveis para uns, e normais e naturais para os outros: plataforma tecnológica na Nuvem (In-Cloud), Software como Serviço (SaaS - Software as a Service), Pague somente quando usar (Pay as you Go), maior independência da área técnica e o principal: custo muito mais baixo do que os concorrentes BI.
SAP, Oracle, SAS, Microsoft, entre outras empresas de software, tem uma dependência gigantesca da receita da venda das licenças de uso, suporte e manutenção, custo este que deixa de existir com as novas empresas de software Analytics. Vejamos o que acontece nos próximos anos.
Referências de pesquisa:
¹Forbes : Gartner Predicts Three Big Data Trends for Business Intelligence - www.forbes.com/sites/gartnergroup
² Gartner Inc. - Magic Quadrant for Business Intelligence and Analytics Platforms 2015 - www.gartner.com/technology
³Frost & Sullivan: Big Data and Analytics in Brazil on the Road to Become a Billion Dollar Market by 2018 http://www.frost.com/prod/servlet/press-release.pag?docid=289168416
4Forbes: Key Take-Aways From Gartner's 2015 Magic Quadrant For Business Intelligence And Analytics Platforms -www.forbes.com/sites/louiscolumbus
5A Estratégia do Oceano Azul - W.Chan Kim e Renée Mauborgne - Editora Campus
6Alteryx Lands $60M To Boost Data Analytics App - http://techcrunch.com/2014/10/06/alteryx

(*)  Paulo Silveira é diretor da empresa Palus Consultoria Estratégica
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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