Fonte: Linkedin
Resultado de uma parceria entre a Fujitsu, RIKEN, o Instituto de Tecnologia de Tóquio, Universidade de Dublin e Universidade de Kyushu, o K Computer foi premiado em primeiro lugar no ranking de Junho do Graph 500. O projeto mede a capacidade de supercomputadores processarem carga intensiva de dados e o produto foi anunciado como ganhador durante a conferência internacional de computação de alta performance (ISC 2015) em Frankfurt, na Alemanha.
Divulgado pela primeira vez em 2010, o ranking Graph 500 tem como objetivo avaliar a capacidade dos supercomputadores sob processamento intensivo de dados ao invés de considerar apenas a velocidade. O objetivo é estimular a melhoria da computação envolvendo problemas de dados complexos, como segurança cibernética, informática médica, enriquecimento de dados, redes sociais, redes simbólicas e modelar circuitos neuronais no cérebro.
Para realizar a medição de referência, Koji Ueno, do Instituto de Tecnologia de Tóquio e RIKEN, usou 82.944 dos 88.128 nós de computação do K Computer para resolver uma busca de abrangência em um gráfico extremamente grande, com 1 trilhão de nós e 16 trilhões de edges em 0,45 segundos. Com essa marca, o supercomputador alcançou o a primeira posição no ranking com uma pontuação de 38,621 gigaTEPS (arestas por segundo percorrido), aproximadamente o dobro de sua versão anterior.
A premiação denota a excelência do K Computer não só em computação regular paralela, mas também em análise gráfica, que depende diretamente de cálculos irregulares, além de demonstrar sua flexibilidade de utilização em uma grande variedade de aplicações.
Por: Dejean Machado
0 comentários:
Postar um comentário