[CONFIRMAÇÃO] Big data progrediu pouco até o momento, indica pesquisa




Fonte: ComputerWorld


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Quase 60% das organizações acreditam que big data vai abalar os segmentos nos quais atuam nos próximos três anos. Apesar disso, somente 13% dessas empresas adotam o conceito em ambiente de  produção em larga escala. 
A constatação é de um estudo da Capgemni Consulting, que analisa as condições organizacionais e as estratégias necessárias para o sucesso das atividades envolvendo grandes volumes de dados.
O levantamento apontou que, apesar de oito entre dez organizações disporem de atividades relacionadas ao tema em andamento, a maioria não está obtendo sucesso. 
“Apenas 27% dos questionados descreveram suas atividades como bem sucedidas e 8% como muito bem sucedidas, enquanto muitos estão lutando para comprovar sua efetividade, com uma taxa média de sucesso de 38%”, aponta o relatório.
Dicas para o sucesso
De acordo com a pesquisa, alguns fatores podem ser essenciais para que projetos de big data evoluam. A Capgemini listou seus pontos com base nos resultados do levantamento. 
1. Estrutura organizacional bem definida – as empresas que têm unidades analíticas de negócio com responsabilidade na geração de lucro têm chances 2,5 vezes maiores de executar atividades bem sucedidas de big data do que aquelas que executam projetos de análise ad-hoc dispersos.
2. Roteiro e critério claros para seleção de uso – organizações que dispõem de um roteiro definido têm mais chance de obter sucesso do que aquelas que não tem (51% contra 22%). Da mesma forma, organizações que lançam mão de um critério para a escolha do seu uso estão operando com um índice de sucesso de 53%, contra 29% obtidos por aquelas que não o tem.
3. Corrija o seu modelo operacional – o sucesso na adoção do big data envolve vários fatores – governança, gestão de dados, competências e tecnologia. É essencial que as organizações desenvolvam cada um destes fatores corretamente. 
4. Adote uma abordagem interativa – as organizações precisam trabalhar livremente com provas de conceito para escolher os melhores casos de uso. Elas podem se beneficiar criando versões básicas e, depois, recriando versões mais avançadas.
5. Garanta o envolvimento dos acionistas para garantir o investimento – os executivos precisam convencer os acionistas sobre o valor do conceito, para que consigam assegurar a aprovação e o financiamento de suas atividades.
6. Gerencie os riscos de segurança – a adoção de estratégias de big data gera uma série de riscos relacionados à privacidade. As organizações precisam estabelecer mecanismos de proteção sólidos para administrar e controlar cada um destes riscos.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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