[MOBILIDADE] BI e mobilidade: seu negócio está preparado para o futuro?

Fonte: Inteligência de Negócios

Assim como todo tipo de atividade nos dias de hoje, o Business Intelligence tem muito o que se beneficiar com as tecnologias móveis e a conectividade da internet, disponível em lugares cada vez mais remotos e isolados. Mas um erro bastante comum em relação às tecnologias mobile é que as pessoas gostam de dizer que “ter acesso à comunicação em qualquer lugar é o futuro dos negócios”. Não podiam estar mais errados. Isso é o presente! Por isso é necessário perceber que o Business Intelligence e a mobilidade foram feitos um para o outro. E tenha em mente que, se não está preparado para o dia de hoje, o futuro pode guardar péssimas surpresas para você. Saiba porque o BI só tem a ganhar com a mobilidade - e como fazer o melhor proveito dela:
BI e mobilidade: seu negócio está preparado para o futuro?

Business Intelligence e tecnologias móveis: um casamento perfeito

Hoje é comum ver as pessoas falando sobre BI como algo muito utópico e longe da realidade, acessível apenas a pessoas que possuem uma espécie de “chave do conhecimento”. Mas a verdade é que ter acesso às informações não resolve todos os problemas. É preciso tê-las como ferramentas estratégicas para o planejamento e tomadas de decisão.
Neste sentido, é muito apropriado que toda informação extraída através da ferramenta de BI esteja acessível para técnicos, gestores e executivos. Nada melhor, portanto, do que uma solução de Business Intelligenceque seja compatível com acesso via dispositivos móveis.


Vantagens do BI mobile

O primeiro benefício de se ter acesso aos dados gerados pela feramenta de BI em qualquer lugar é a economia de tempo. Principalmente nas grandes cidades, em que o deslocamento é fator crítico para qualquer atividade, e é quase impossível prever o tempo de se movimentar entre dois lugares por causa do trânsito caótico e imprevistos de todo tipo.
O impacto para os negócios em relação à agilidade é imenso. É possível analisar informações e ter insights importantes na sala de embarque do aeroporto, no taxi, no almoço, em casa e no hotel.
A convergência de tecnologias demanda que as ferramentas estejam preparadas para a diversidade de dispositivos encontrada hoje no mercado, como fator de expansão de funcionalidades, evitando limitações tecnológicas e de sistemas operacionais.


Gestores sempre no controle da informação

Sabendo da necessidade de estar sempre conectado, podemos considerar o aspecto móvel de uma ferramenta de BI imprescindível atualmente.
Mas mais do que ter acesso às informações de Business Intelligence sem precisar estar fisicamente presente, o BI mobile coloca os gestores em pleno controle das informações geradas pela ferramenta. Não importa a situação, havendo a oportunidade ou a necessidade, ter os dados certos à mão proporcionam capacidade de se tomar decisões acertadas e inteligentes, com base em informações precisas e devidamente modeladas.
Tudo isso faz da compatibilidade com dispositivos móveis um feature mais do que desejável na sua solução de Business Intelligence. É indispensável!
Agora você sabe que a informação estratégica é vital e deve ser acessível de várias formas. Sendo assim, salve o endereço do nosso blog também no seu navegador no smartphone ou no tablet, para conhecer cada vez mais sobre BI, esteja onde estiver.

Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: