[NOVIDADE] Apesar de todo o hype, mercado mundial de BI cresce apenas 8% em 2013

Fonnte: CIO

O mercado mundial de Business Intelligence e Analytics cresceu 8% em 2013, comparado ao ano anterior, totalizando 14,4 bilhões de dólares, afirma o Gartner.
Entre os muitos fatores que contribuíram para a redução do ritmo de crescimento do mercado no ano passado, a consultoria aponta a grande confusão em torno de qual é a melhor forma de impulsionar análise em Big Data. Muito desse investimento foi feito fora do BI tradicional, em silos, infraestrutura e serviços experimentais.
“Mesmo que a promoção intensa do Big Data tenha chegado a um ritmo febril em 2013, isso não refletiu em maior investimento em tecnologias de análise de dados, afirmam Dan Sommer e Bhavish Sood, analistas da Gartner.
Apenas 8% das organizações inquiridas pela Gartner avançaram com a implantação de um projeto de Big Data. Cerca de 57% dizem estar em fase de pesquisa e planejamento, de acordo com a consultoria. Este grau de experimentação está “prolongando os ciclos de atualização”, consideram.
Outros dois pontos relevantes são o cenário macroeconômico - nenhuma região no mundo cresceu mais que 12% - e o congelamento dos orçamentos de TI.
De acordo com o Gartner, as ferramentas tradicionais de BI já chegaram a um ponto de reversão e crescimento mais lento. Por isso, alguns líderes de mercado com ênfase nesses componentes apresentaram um crescimento de submercado.
Durante 2013, houve uma discrepância entre os fornecedores com maior receita e aqueles com ritmo de crescimento mais rápido. As quatro maiores empresas de BI ‒ SAP, Oracle, IBM e SAS Institute ‒ cresceram mais lentamente do que a média do mercado, de acordo com a análise da consultoria. No destaque está a SAP, mais uma vez, que teve um faturamento mais alto, comparado a outros fornecedores, registrando US$ 3,1 bilhões e 21,3% do mercado, acima dos 5,3%, em relação a 2012 (veja tabela 1). A Microsoft teve o maior crescimento dos cinco principais fornecedores, em 2013, com um aumento no faturamento de 15,9%, comparado a 2012, chegando a US$ 1,4 bilhão.
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O desafio destes fabricantes está na sua maturidade. “As suas principais ofertas são plataformas de BI lideradas pelos departamentos de TI, interligando informações através de uma camada semântica para uma série de funcionalidades, tais como a produção de relatórios, consultas “ad hoc” e processamento analítico online”, afirmam os analistas. “Este estilo de BI, embora valioso, já está instalado na maioria das organizações”.
Ao mesmo tempo os fabricantes como a Jaspersoft e a Pentaho, que oferecem alternativas de baixo custo para esses tipos de ferramentas, cresceram mais rapidamente do que a média do mercado no ano passado. Enquanto isso, ferramentas de descoberta de dados, como aquelas vendidas pela Tibco Spotfire e a Tableau tornaram-se “o novo normal” na experiência do usuário final de BI durante 2013.
“Com as mudanças no mercado, devemos presenciar uma série de pontos de ruptura, em 2014, que irão acelerar a adoção, mas isto deve vir de um local diferente. Metade dos gastos com BI e Analytics será impulsionada pelas áreas de negócios, metade dos gastos com novas licenças virão das exigências de data discovery e metade das organizações irá considerar a implantação de BI na Nuvem, ao menos taticamente”, diz João Tapadinhas, diretor de pesquisas do Gartner.
“Neste momento, há uma tendência de proliferação das fontes de informação, aplicações e compra. Os fornecedores que se alinharam a esta situação, principalmente fora do top 5 ,conseguiram interesse e crescimento maiores de participação de mercado para novas compras. Para enfrentar esta situação, os grandes fornecedores devem se aprimorar, tornando-se mais ágeis com data discovery e nuvem, em 2014 e 2015. Produtos de análise de dados estão deixando de ser apenas uma ferramenta peculiar para se tornarem mais onipresentes, incorporados em diversas outras aplicações e infraestruturas. Todas essas tendências, paradoxalmente ao crescimento de um dígito, consolidam os produtos de análise de dados como uma prioridade e farão com que se estendam a uma base maior, chegando ao nível de analíticos pessoais”, afirma Tapadinhas.

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 Esse mercado será analisado com mais detalhes durante a Conferência Gartner Business Intelligence e Gestão da Informação, que acontece nos dias 13 e 14 de maio, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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