[NOVIDADE 2] Sete tendências de Business Intelligence que vão marcar o setor em 2014 - VISÃO QLIKTECH

Fonte:Local.pt

LISBOA – A QlikTech – (NASDAQ: QLIK), líder em business Intelligence (BI) orientado para o utilizador com presença direta em Portugal, analisa as tendências que serão fundamentais para o setor de BI durante 2014 e que vão permitir ao setor continuar a crescer, sendo uma das ferramentas-chave para as empresas no momento de tomada de decisões de negócio.

1. Interação humana e informática (humanização tecnológica): as barreiras entre as pessoas e as tecnologias estão a desvanecer cada vez mais, sobretudo com o crescimento dos dispositivos tácteis. Até hoje, temos falado da “consumerização de TI”, mas, neste momento, estamos a evoluir para uma nova fase – a “humanização tecnológica”. Isto significa que a tecnologia vai ser construída tendo em conta a forma natural com que os seres humanos a utilizam e não a condicionar a forma como interagimos com esta.
Devido às mudanças nos mercados e ao elevado volume de dados que têm de gerir, as empresas precisam cada vez mais de analisar os seus dados com rapidez e eficiência, de modo a serem mais produtivas e competitivas. Nesse sentido, as soluções de BI vão fornecer aos utilizadores a interação e exploração natural dos dados e informação de que necessitam nos seus departamentos e organizações.
Os utilizadores não pretendem ver os dados apenas em relatórios estáticos, mas sim sentir e interagir com os mesmos. Querem usá-los para construir um projeto, persuadir os outros na tomada de decisões conjuntas apresentando factos sustentáveis. Esta interação não tem barreiras, o que nos permite aceder aos dados em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. As soluções de BI vão capacitar os utilizadores para explorar os seus dados e descobrir informações escondidas, de uma forma natural.
2. Desenvolver e acelerar o boom dos dados: com as enormes quantidades de dados disponíveis hoje em dia, precisamos de uma forma de reduzir o ruído. Temos um acesso sem precedentes à tecnologia e ao armazenamento informático e, cada vez mais, usufruímos de um acesso maior e melhorado a todos os dados, sendo a origem e as características dos mesmos irrelevantes. As plataformas de BI vão adaptar-se a este crescimento dos dados e fornecer soluções que podem analisar informação proveniente de múltiplas fontes, para oferecer um contexto mais aprofundado na tomada de decisões.
3. Aumento da disponibilização de informação: uma nova geração que cresceu no meio da tecnologia está a ser integrada no mundo empresarial e as suas expetativas são diferentes em comparação com as gerações anteriores. Esta nova geração de colaboradores tem crescido com a Internet e é menos passiva face aos dados. Leva os seus próprios dispositivos onde quer que vá e espera que seja fácil juntar os dados, comunicar e colaborar com os seus parceiros. As soluções de BI vão dar a todos os utilizadores – desde a gestão de topo às equipas das diferentes áreas de negócio – a possibilidade de criar os seus próprios modelos de análise de dados, permitindo-lhes identificar tendências e obter conhecimentos que de outra forma não teriam encontrado.
4. A Evolução e Elevação do papel das TI: todos temos lido sobre a mudança do papel das TI. A maioria dos CIO interroga-se sobre o que fazer para impulsionar a inovação, tornando a empresa mais ativa na utilização dos dados, o que vai potenciar a procura de ferramentas de BI. O foco estará em plataformas de BI úteis e práticas para fornecer aplicações ou soluções analíticas intuitivas e fáceis de utilizar.
5. Diferenciar-se através da exploração da informação: à medida que o tempo passa, muda também a diferenciação entre empresas. Hoje em dia, as empresas distinguem-se com base na informação. As aplicações de BI vão ajudá-las a aceder a dados que necessitam para se distinguir da concorrência. Já não se trata apenas de ter os dados, mas sim de ter os dados corretos.
6. Necessidade de velocidade e agilidade: para obter o máximo de retorno da informação, a análise deve ser realizada de acordo com a velocidade que as pessoas necessitam. As coisas estão a ficar mais rápidas e, por isso, as ferramentas de BI vão ter cada vez mais a capacidade para responder à procura de velocidade e de agilidade.
7. Transformação das análises: hoje em dia, o negócio das empresas avança rapidamente e a sua aproximação à informação também. Já não vale a pena reportar algo que tenha acontecido no passado, mas sim entender e acompanhar o que está a acontecer no momento. Tal requer uma mudança no BI para ligar as coisas que aparentemente não têm relação e descobrir informações ocultas nos dados para ajudar a antecipar ou até mesmo prever o que vai acontecer. A próxima geração de BI foca-se em permitir uma tomada de decisão melhor e mais natural.
“A tendência geral do setor de software é a consumerização, a colaboração e a simplicidade. Os utilizadores corporativos estão habituados à experiência da utilização intuitiva que os dispositivos pessoais oferecem, bem como aos processos segundo os quais partilham informação nas redes sociais. É, por isso, que nos focamos em oferecer uma solução tão simples e intuitiva como as existentes no setor de grande consumo e que garante uma grande satisfação de utilização, sem esquecer aspetos-chave do negócio, tais como a segurança e a robustez”, explica José María Alonso, diretor-geral da QlikTech Ibérica.
Sobre a QlikTech
A QlikTech (NASDAQ: QLIK) atribui significado aos dados para as pessoas poderem agir sobre estes. O software de Business Discovery QlikView e a Qlik Customer Success Framework providenciam aos utilizadores, a tecnologia e os serviços, que ajudam as suas empresas a otimizar progressivamente a forma como os dados são utilizados como um recurso estratégico. O QlikView utiliza a Natural Analytics™ para suportar a forma como a curiosidade humana procura naturalmente e gere a informação, revelando descobertas e potenciando melhores decisões no processo. De pequenos negócios a grandes empresas globais, o QlikView oferece imediatamente aos utilizadores a informação que precisam e aos responsáveis de TI a capacidade de gestão e controlo que necessitam. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a QlikTech tem escritórios em todo o mundo, que servem aproximadamente 30,000 clientes em mais de 100 países.
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Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

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