[BAHIA] EBDA adota metodologia de Business Intelligence em sistema de informação

Fonte: EBDA

Com a implantação do Business Intelligence (BI), dentro do Sistema de Informações da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (SIN-EBDA), a empresa já pode processar a coleta de dados, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações referentes ao serviço de assistência técnica e extensão rural prestado aos agricultores familiares da Bahia.


“Por mais que a gente fizesse relatórios com o sistema SIN-EBDA, sem o BI nós não iríamos dar a condição para o gestor extrair dados sobre todas as ações da empresa com bastante objetividade para melhor viabilizar o desenvolvimento da agricultura familiar na Bahia,” afirma a chefe da Divisão de Informática da EBDA, Regina Marinho.

O BI foi desenvolvido através de parceria firmada entre a EBDA e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e nasceu da necessidade de se ter relatórios com mais objetividade. O BI, com o cruzamento de dados, auxilia os gestores a tomar decisões, como implantar, continuar ou fazer mudanças em aspectos de projetos agropecuários. “A necessidade da EBDA era ter no SIN uma geração de relatórios de forma mais flexível,” contou o analista da Prodeb, Diego Elias.

“Trata-se de uma metodologia importante para a gestão pública, que assegura registros dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, a utilização dos recursos financeiros, e de como anda o atendimento aos agricultores familiares,” garante a analista de negócios e processos, da Divisão de Informática (DIN), Cristiana Cordeiro.

Fonte: Assimp/EBDA



Compatilhe no Google Plus

Sobre Grimaldo Oliveira

Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Curso de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC) com o projeto “GESMOODLE – Ferramenta de acompanhamento do aluno de graduação, no ambiente virtual de aprendizagem(MOODLE), no contexto da UNEB“. Possui também Especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu e Bacharelado em Estatística pela Universidade Federal da Bahia. Atua profissionalmente como consultor há mais de 15 anos nas áreas de Data Warehouse, Mineração de Dados, Ferramentas de Tomada de Decisão e Estatística. Atualmente é editor do blog BI com Vatapá. Livro: BI COMO DEVE SER - www.bicomodeveser.com.br

0 comentários: