São Paulo - Já pensou em trabalhar com Big Data? Este tipo de tecnologia, que nada mais é do que o processamento de grandes volumes de dados coletados de fontes variadas, gera cada vez mais vagas para profissionais especializados e pode pagar salários de até R$ 15 mil aos especialistas mais experientes.
Segundo o consultor de
TI Osvaldo Aranha, o Big Data ganhou força nos últimos cinco anos com a
disseminação de soluções de computação em nuvem. “As empresas passaram a
coletar muito mais dados de seus usuários e colaboradores e identificar
formas de aumentar sua produtividade e individualizar as ofertas que
fazem a seus clientes, aumentando seus lucros”, afirma o consultor.
Na avaliação do especialista em tecnologias Microsoft, Rogério Amancio, ter conhecimentos de Big Data deve propiciar boas oportunidades de crescimento na carreira de qualquer profissional de TI, mesmo que ele atue numa área bem diferente da mineração de dados.
“Esta tecnologia deve alterar muito os investimentos em TI e diversas áreas precisarão suportar recursos de Big Data”, afirma.
Segundo Amancio, as áreas de marketing das corporações estão entre as maiores interessadas em investir em soluções Big Data. Afinal, estas soluções permitem cruzar dados coletados, por exemplo, em redes sociais e identificar o comportamento de um determinado público.
Os dados coletados e processados podem, ainda, oferecer para as empresas uma nova oportunidade de negócio, como a troca ou venda de informações de seus clientes, o que permite a terceiros, por exemplo, identificar o perfil de compra de um determinado público. “O valor para a estratégia de marketing aumenta de acordo com a precisão e agilidade com que os dados são processados”, afirma Amancio.
Segundo Tami Webster, gerente de marketing na HP, personalizar e humanizar o conteúdo que é elaborado para o usuário em ações de publicidade, é um desafio constante, mesmo com o apoio do Big Data.
A executiva afirma que empresas da área de saúde e de telecom, por exemplo, podem usar este recurso para oferecer planos diferenciados de acordo com o consumo e perfil de seus clientes. Outra opção viabilizada pela tecnologia é o envio de mensagens eletrônicas com promoções personalizadas.
“Graças ao Big Data, em um futuro próximo, as pesquisas de opinião criadas pelas corporações serão muito mais inteligentes. As enquetes conseguirão, por exemplo, eliminar e modificar as questões que serão apresentadas ao consumidor em função de suas respostas recentes”, diz Tami. Para tornar este cenário real, as empresas precisarão unir os cadastros de seus clientes e os dados internos e externos espalhados nas redes sociais para poder criar um padrão de comportamento para cada consumidor. Isso só será possível se tiverem profissionais qualificados analisando e planejando a coleta e processamento de dados.
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