Análise realizada sobre a utilização do Data Mining, reconhecido como diagnóstico de dados ou inteligência empresarial, aponta os setores que mais implantam esta técnica em iniciativas ligadas a planejamento estratégico, financeiro, de marketing, entre outras frentes corporativas. Segundo Alessandra Montini, especialista no assunto e coordenadora do curso de Pós-Graduação em Análise de Dados e Data Mining da FIA (Fundação Instituto de Administração), os segmentos que estão à frente na aplicação desta ferramenta são:
- Varejo – segmento de e-commerce;
- Finanças – setor bancário;
- Varejo supermercadista;
- Serviços diversos – pequena e média empresa;
- Agricultura.
- Finanças – setor bancário;
- Varejo supermercadista;
- Serviços diversos – pequena e média empresa;
- Agricultura.
Para Alessandra, muitos setores utilizam essa técnica para prever os riscos e sucessos do empreendimento e já buscam no mercado profissionais capacitados na área. “Com o data mining é possível fazer o cruzamento de muitos dados e, assim, direcionar uma comunicação adequada para cada tipo de público da empresa, definir qual produto ou serviço oferecido terá mais retorno do cliente, o que é fundamental para qualquer tomada de decisão independentemente do setor de atuação”, afirma.
A acadêmica ainda destaca as principais aplicações do data mining em cada setor analisado. São elas:
• Varejo e-commerce: utiliza a técnica para fazer a “análise de cesto de compra”, um cruzamento que permite traçar o perfil do consumidor online e oferecer a ele produtos que serão de seu interesse, o que gerará um volume maior de vendas.
• Setor bancário: com o cruzamento de dados, realiza uma série de análises sobre possíveis fraudadores de cartão de crédito, análise de risco de pagamento, traça perfil de investidores e os direciona a aplicações de seu foco, entre outros.
• Varejo supermercadista: utiliza o data mining para potencializar as vendas e fazer o cruzamento de perfil de compras para traçar estratégias como promoções do dia.
• Pequenas e médias empresas: focam em usar a mineração de dados para traçar perfil de clientes em sua área de atuação, mix de venda de produtos etc.
• Agricultura: necessitam do data mining para traçar a projeção entre potencial de venda (mercado interno e externo) e gestão de estoque, por exemplo.
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