A maioria dos sistemas de inteligência corporativa ainda está envolta em si mesma, na visão da Gartner.
As empresas devem expandir o seu conceito de Business Intelligence (BI) para incluir a análise de grandes quantidades de dados internos e externos, segundo analistas da Gartner. O benefício seria maior para as organizações que associam capacidades de BI às práticas de gestão de desempenho estratégico, defende a consultora.
A questão foi abordada durante o Gartner BI Summit, em Los Angeles, por analistas e gestores de TI, para quem a maioria dos sistemas de inteligência corporativa ainda estão centrados em si mesmos. Além disso cingem-se muito ao uso de dados de desempenhos passados, como receitas, custos e benefícios para justificar os seus esforços de melhoria de eficácia eficiência e redução de custos.
E os sistemas que respondem a essas solicitações tácticas de negócio, saem pouco favorecidos dos benefícios estratégicos de um sistema de BI mais amplo, disse Patrick Meehan, um analista da Gartner. A longo prazo, as empresas podem obter mais benefícios estratégicos dos seus investimentos em BI ligando práticas de gestão do desempenho com a visão e a integração de dados, tanto internos como externos, sugeriram vários analistas da Gartner.
Os CEO devem fazer duas ou três perguntas estratégicas de negócios que precisam de ver respondidas de forma coerente e, depois, determinar os dados a recolher e analisar periodicamente, disse Meehan. “O BI não se compra. Não vem numa caixa. É uma questão de fazer perguntas “, acrescentou. O maior impacto do BI é a sua capacidade de antecipar oportunidades de negócio.
Para fazer isso de forma eficaz, as empresas devem considerar tanto os dados de desempenho no passado como indicadores de futuro, diz Michael Smith, outro analista da empresa. Uma análise mais completa pode ter, de longe, um maior impacto nos lucros da empresa, acrescentou. “A grande maioria das informações nos sistemas de BI actuais constitui indicadores tardios.”
Indicadores de futuro podem vir tanto de fontes de dados externas como internas e podem ser altamente específicos do negócio, disse Smith. Por exemplo, uma empresa pode analisar indicações qualificadas de negócio para prever o futuro desempenho financeiro.
Além disso, a análise de indicadores externos e internos, tais como o custo do transporte de matérias-primas e das taxas de inflação pode ajudar as empresas a fazerem os ajustes necessários nas suas operações. Para Smith, a omnipresença da Internet tornou a obtenção dessa informação externa uma tarefa quase trivial.
Mas uma empresa precisa sempre de ser capaz de correlacionar dados de uma forma eficaz e saber que indicadores têm um impacto directo no seu negócio, diz o especialista.
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