A unificação é o tema central, já que a companhia deu a uma versão menos consistente de produtos (BusinessObjects) uma "cara" mais coesa, com completa integração e modelagem de dados e uma agenda mais previsível de atualizações.
Em algumas áreas, a SAP fez as melhorias que os usuários há muito tempo pediam, esclarecendo incoerências e sobreposições remanescentes da aquisição do BusinessObjects, em 2007. Em outros aspectos, a empresa está oferecendo melhorias progressivas, que definem o cliente de uma época em que há demanda de acesso em tempo real e armazenamentos de dados cada vez maiores.
As mudanças para o novo suíte unificado começaram com o nome do produto, com a designação “4.0” marcando a sincronização deinteligência de negócios (BI) e gerenciamento global de informações (EIM), conjunto de ferramentas que antes eram feitas separadamente. Por exemplo, o último grande upgrade foi o lançamento do “XI”, mas essa nomenclatura já foi abandonada. Também se foram os nomes familiares, porém obtusos, como “Xcelsius”, agora chamado de SAP BusinessObjects Dashboards, e o “Universes”, camada de modelagem de metadados chamada, agora, de Business Layer na versão 4.0.
Felizmente, o Business Layer não prevê sanções de atualização. Usuários que atualizarem, podem continuar a executar o Universes desenvolvidos para implantações anteriores ao BusinessObjects. Essa capacidade dupla do Business Layer protege os investimentos em aplicativos existentes e deixa a perspectiva de atualização bem menos assustadora.
Os executivos da SAP afirmam que a mudança para o 4.0 será “mais uma atualização do que uma migração”. Isso deve confortar os usuários que passaram por dolorosas migrações para a plataforma XI. Quando o produto for lançado – esperado para conferência da empresa Sapphire, em maio – os executivos dizem que estará disponível uma atualização wizard para facilitar a transição.
0 comentários:
Postar um comentário