Fonte: SEMANA
A informação simples e personalizada serviu de base ao desenvolvimento do InfoMini, uma ferramenta do WebFocus InfoAssist da Information Builders. Com esta solução pretende-se que os analistas de negócio e os utilizadores finais possam escolher a informação que querem receber da sua plataforma de BI com um simples click.
Publicidade
De acordo com Rado Kotorov, CIO da Information Builders, esta ferramenta vai ao encontro das expectativas dos utilizadores ligados à componente de negócio, que querem reduzir o excesso de dados e visualizar apenas a informação necessária no momento das decisões.
Com o InfoMini, em vez de se visualizar um relatório estático em HTML com demasiada informação, um analista de negócio «pode construir facilmente uma aplicação para personalizar ou filtrar um relatório para qualquer formato que o utilizador final necessite», explica o responsável. Por exemplo, um analista de marcas que tem função criar relatórios para os gestores de marca, pode agora construir e enviar uma aplicação InfoMini, permitindo que o utilizador final altere dados, filtros, formatos, entre outros critérios, de acordo com as suas necessidades.
Os utilizadores podem ainda adicionar características interactivas num relatório InfoMini, consoante a particularidade do caso. «Esta interactividade permite criar estilos específicos, formatar ou aplicar a sua funcionalidade a qualquer relatório individual, sem recurso a um manual de códigos», assumem os técnicos da Information Builders.
A criação de gadgets ou miniaplicações semelhantes a um widget iGoogle, que se liga directamente ao sistema de BI para extrair informação e relatórios personalizáveis, passa também a ser uma possibilidade. Por exemplo, se os colaboradores dos departamentos de vendas e financeiro estão a trabalhar num único relatório, diferentes filtros num gadget podem ser facilmente incluídos/aplicados por qualquer pessoa de qualquer departamento, desde que seja para a informação mais relevante.
Considerando que o problema de muitas ferramentas de business intelligence para utilizadores não técnicos é a sobrecarga de recursos, o InfoMini promete ajudar os utilizadores não técnicos a realizarem as suas tarefas de forma «mais eficiente, já que permitirá aplicar as alterações correctas aos seus relatórios, para que apareça apenas a informação que pretendem, com o mínimo de interacção com a tecnologia», esclarece o CIO da empresa.
0 comentários:
Postar um comentário