Disponibilizar informações gerenciais corporativas de forma dinâmica, com fácil acesso e mobilidade para cada uma das empresas do grupo, além de permitir consulta e análise das informações e a geração de relatórios pelos próprios usuários, de forma ágil, segura e confiável. Por fim, implementar mapas estratégicos baseados no balanced scored card (BSC). Estes são alguns dos desafios da Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC, empresa que adquiriu e está implementando uma completa solução de business intelligence da MicroStrategy.
O projeto encontra-se em fase inicial. De acordo com Sandro Tavares, gerente corporativo de TI da Tigre, antes da decisão de adotar a plataforma Microstrategy 9 e os diversos aplicativos que a compõem, não existia uma solução de BI difundida por toda a empresa. A Tigre possuía apenas sistemas de informações gerenciais desenvolvidos com o apoio de diferentes ferramentas e o BI era utilizado somente em algumas áreas de negócio.
"Existe na empresa uma crescente demanda por informações táticas e estratégicas. E, até este momento, utilizávamos ferramentas de baixa produtividade e tecnologicamente desatualizadas, para as quais tínhamos dificuldades de obter suporte", ressalta Tavares.
Por esta razão, a plataforma da Microstrategy está sendo padronizada como solução corporativa de todo o grupo. A ideia é incrementar gradativamente as bases de dados e os painéis gerenciais, contemplando todas as empresas e usuários da Tigre. Com isso, será possível utilizar o BI efetivamente como uma ferramenta para a tomada de decisão e gestão dos indicadores corporativos. Estima-se ao término do projeto uma média de 300 usuários.
Entre os benefícios esperados com a utilização do BI estão a autonomia para elaboração de consultas e análises por parte dos usuários, reduzindo a demanda da TI e diminuindo o backlog de solicitações. "Com o apoio da plataforma MicroStrategy poderemos suportar o crescimento do grupo de forma estruturada, ter maior segurança e agilidade na distribuição das informações para a força de vendas e melhorar a utilização das informações existentes na base de dados corporativa", complementa o executivo
O processo de escolha pela MicroStrategy foi bastante detalhado e envolveu diversas áreas de negócio das empresas.
"Diversos aspectos foram decisivos para a escolha da solução MicroStrategy, mas merecem destaque a aderência da ferramenta às necessidades da empresa, aspectos técnicos da solução, continuidade do produto, negociação comercial. Além disso, já utilizávamos em menor escala a ferramenta, tendo assim, base de dados e conhecimento interno da solução e consequentemente menor custo de treinamento", explica Tavares.
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