Pessoal, leiam breve relato de Alexandre Lopes, grande conhecer sobre BI, falando dos livros que não podem faltar na cabeceira de um desenvolvedor DW, segue:
Biblioteca do Alexandre Lopes – Business Intelligence e Data Warehouse
Pessoal, geralmente me perguntam quais os livros que estou lendo, já lí ou recomendo para leitura. Livro para mim é questão de gostar ou não; existem livros que já ouvi falarem maravilhas mas comprei e acabei não gostando por algum motivo.
Separei os livros em categorias para que fique mais fácil compreender e escolher o livro mais adequado para cada situação, ok? Aqui eu listei os livros “sagrados” para qualquer profissional de Business Intelligence e envolvido com Data Warehouse. São clássicos do Ralph Kimball, o que eu mais me envolvi foi o de ETL (“The Data Warehouse ETL Toolkit”) . Até hoje eu pego esse livro e tiro duvidas e lembro de dicas que havia esquecido. O “The Microsoft Data Warehouse Toolkit” me serviu na época em que comecei a me envolver com Data Warehouse “de verdade” (por volta de 2005). Ao invés de pegar os famosos “step-by-step” comprei esse livro confiando no Kimball. Não me arrependo, e recomendo até mesmo para quem está entrando no mundo do Data Warehouse, é um livro muito interessante.
Seguindo com as dicas, não poderia deixar NUNCA de ler o “The Data Warehouse Toolkit”, verdadeira biblia do Data Warehouse. O “Lifecycle Toolkit” é legal para entender o ciclo de vida de um projeto de Data Warehouse.
Recomendo também a leitura do livro “Delivering Business Intelligence Microsoft SQL Server 2008” do Brian Larson. Comprei ano passado e li de uma tacada só. Ótimas dicas, comprando na Amazon voce pode ler os comentários dos compradores e praticamente ganhou 5 estrelas de todo mundo. Tem quase tudo que voce precisa para dar start no seu projeto de BI… o resto voce aprende na prática e nos blogs e sites especializados.
É isso. Em um próximo post coloco os livros de SQL Server que tenho por aqui e estou lendo, já lí ou vou ler futuramente quando estiver com mais tempo (24 horas por dia está pouco, para mim seria preciso ter 32 horas o dia).
Recomendo antes de comprar pesquisar no site da Amazon, ver as considerações dos compradores, as “estrelinhas”, e alguns permitem ler o conteúdo do livro e alguns capítulos. Seguindo essa dica, dificilmente você comprará um livro que não atenda as suas necessidades, ok?
Abraços,
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
0 comentários:
Postar um comentário